Deise Dilkin17/05/2020

Conheça a Casa Onde Morou Frida Kahlo Através de um Tour Virtual

Você já pensou em fazer uma visita na casa em que Frida Kahlo nasceu e morou grande parte de sua vida?

Você pode conhecer La Casa Azul sem sair de casa! Isso é possível através de uma visita virtual disponibilizada pelo Museu Frida Kahlo. Em função da pandemia e consequente isolamento social que o mundo tem vivido, alguns museus decidiram continuar disponibilizando cultura e educação através de tour virtuais.

Dessa forma, fãs e apreciadores de arte conseguem visitar os museus mais conceituados do mundo através das telas de seus smartphones e computadores.

Com o intuito de continuar celebrando a vida da artista latino-americana mais renomada no mundo, o tour virtual à Casa Azul permite conhecer o universo íntimo da artista e "caminhar" por seus jardins, obras e galerias. Ao todo são 13 salas de exposição.

Quer conhecer um pouco mais da vida e trajetória da icônica pintora mexicana sem sair de sua casa? Pois então não deixe de fazer esse incrível tour virtual. No final deste artigo disponibilizamos o link para a visita online por La Casa

Sobre o Museu Frida Kahlo

Um dos museus mais visitados da Cidade do México, mostra a intensa relação entre Frida, seu trabalho e sua casa

Frida nasceu e morreu na Casa Azul, na esquina das ruas Londres e Allende no bairro de Coyoacán. A casa, construída por seu pai Guillermo Kahlo em 1904, funciona como museu dedicado à vida e obra da artista desde 1958.

Um dos museus mais visitados da Cidade do México, mostra a intensa relação entre Frida, seu trabalho e sua casa. Apesar de ter vivido em outros lugares durante parte de seu casamento com o muralista Diego Rivera, Frida sempre voltou à Casa Azul. Foi nela, inclusive, onde passou os seus últimos dias.

A Casa Azul foi construída em um dos bairros mais antigos da Cidade do México e passou por duas grandes modificações desde que foi construída. A primeira foi em 1937 quando a propriedade onde hoje abriga o jardim foi comprada. A segunda foi em 1946 quando o estúdio de Frida foi construído.

Hoje o prédio de 800 metros quadrados e dois andares ocupa uma área de 1200 metros quadrados e abriga a coleção de arte folclórica e peças pré-hispânicas de Frida e Diego. Juntos, encheram a casa de cores e de algumas das obras mais importantes da vida da artista.

No térreo estão algumas das obras menores de Frida e dois quartos dedicados a itens pessoais, lembranças e algumas obras de Diego. A cozinha e a sala de jantar exibem utensílios artesanais e representam bem o estilo clássico mexicano. No andar superior estão o quarto e o estúdio de Frida Kahlo, ambos com o mobiliário original.

Sua cama ainda abriga um de seus espartilhos que era usado para suportar sua coluna danificada. Suas cinzas também estão expostas nesse cômodo em uma urna em formato de sapo.

O interior da Casa Azul foi mantido praticamente intacto e a atmosfera intimista parece ainda ser habitada pela pintora.

Tour Virtual pela Casa Azul de Frida Kahlo

No site oficial do Museu Frida Kahlo é possível passear por entre os jardins e conhecer a área interna com 13 salas de exposição

No site oficial do Museu Frida Kahlo é possível passear por entre os jardins e conhecer a área interna com 13 salas de exposição. Ao entrar em cada cômodo, você pode apreciar os artigos de decoração e mobiliário em seus mínimos detalhes.

A possibilidade de ampliar as imagens enriquece o tour virtual. No primeiro andar estão algumas de suas obras mais importantes como o quadro Viva la Vida, pintado dias antes de morrer, Frida y la cesárea, que mostra a frustração da pintora por não poder ser mãe e "Retrato de mi padre Wilhelm Kahlo". Além disso, através do tour virtual é possível visualizar a mostra "Aparências Enganam", que reúne as roupas icônicas que Frida usou ao longo da vida.

A correspondência da pintora, uma das partes mais importantes de sua vida, onde ela desenhava, criava metáforas e escrevia como se fosse um diário, estão disponíveis na sala 5. Além dos quadros da artista, objetos pessoais, móveis, fotos e a coleção de obras de arte que montou ao longo da vida com o marido complementam a exposição.

Aos que já visitaram a Casa Azul pessoalmente, o tour virtual serve como recordação aos encantos que a casa traz.

Aos que já visitaram a Casa Azul pessoalmente, o tour virtual serve como recordação aos encantos que a casa traz. A quem não visitou ainda, esse tour é uma possibilidade incrível de adentrar o universo pessoal da icônica pintora Frida Kahlo.

Links Interessantes

Para fazer a visita virtual a Museu Frida Kahlo, acesse esse link:

https://www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/multimedia

Se você quiser ver a mostra "As aparências enganam, o guarda-roupa de Frida Kahlo", acesse este link:

https://artsandculture.google.com/exhibit/as-apar%C3%AAncias-enganam/6gICPDLcNAzkJA

10% OFF
1ª compra
🤍